Liderança, trabalho em equipe e capacidade de superação. Esses foram alguns dos itens apresentados na palestra “Talento, determinação e foco: novos tempos, novas oportunidades”, apresentada pelo técnico de vôlei Bernardinho, no Fórum Regional do Turismo Fluminense – Edição Costa do Sol. O evento, realizado nesta quarta-feira, em Macaé, pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e pela Cia. de Turismo do Estado (TurisRio), reuniu representantes do setor turístico das cidades do interior fluminense.

Durante a sua explanação, Bernardinho destacou os pilares para alcançar o sucesso, como motivação e necessidade. O técnico destacou a importância de estar sempre ao lado da equipe, tanto nos momentos de sucesso como nos de derrota. Lembrou ainda que, assim como em um time, a equipe de qualquer setor de serviços deve trabalhar alinhada, com foco e determinação. Um dos tópicos que mais chamou a atenção do público foi relacionado à palavra resiliência, que se tornou habitual neste momento de crise provocado pela pandemia. O palestrante destacou a importância da superação para contornar as dificuldades e atingir os objetivos.

Gustavo Tutuca, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, comandou o evento e destacou que a palestra do técnico Bernardinho vem ao encontro do proposto pelo principal Programa da Setur-RJ.

– O Programa “TurismoRJ + Perto”, do qual fazem parte os Fóruns Regionais do Turismo Fluminense, visa a integração entre os representantes do segmento, prefeituras e o Estado para o desenvolvimento do setor no cenário de retomada das atividades. É nisso que nós acreditamos: parceria, união, alinhamento de ações e de projetos. E foi exatamente isso que o Bernardinho nos passou em sua palestra: para sermos vitoriosos é necessário estarmos juntos, um pronto a ajudar o outro que esteja com mais dificuldades. Neste momento não há espaço para o famoso “cada um por si”. União é a nossa palavra-chave.

A programação da tarde contou ainda com uma roda de conversa com o tema “A importância da regionalização para a promoção dos destinos turísticos”, um painel sobre “Agenda de negócios em turismo: fontes de financiamento” e a mesa “A importância do calendário de eventos para a promoção turística”. O próximo Fórum será realizado na região turística Costa Verde, na cidade de Angra dos Reis, em outubro.