A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) lança, hoje, quinta-feira (dia 30/09), a campanha anual “Outubro Rosa”, mês dedicado mundialmente às ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Em 2021, a campanha tem como tema “Cuido de mim, cuido de todas”, com diversas atividades coordenadas pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela deputada Enfermeira Rejane (PCdoB). A abertura será, às 18h, na escadaria do Palácio Tiradentes, prédio histórico que por mais de 60 anos foi a sede da Alerj. O prédio histórico será iluminado de rosa durante todo o mês. Na nova sede, na Rua da Ajuda, haverá caixas de coleta para o recebimento de doações de lenços, perucas e outros acessórios a serem distribuídos posteriormente a instituições de apoio às mulheres com câncer.
A campanha deste ano ganha ainda mais relevância por causa da pandemia. É preciso incentivar a retomada dos exames regulares e cuidados com a saúde. Com a crise sanitária provocada pela covid-19, a estimativa é de que deixaram de ser realizadas cerca de 800 mil mamografias pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS), em relação ao ano anterior. E, de acordo com a Instituto Nacional do Câncer (INCA), a projeção é de que se registre este ano 66.280 novos casos de câncer de mama.
“É urgente que as mulheres voltem a marcar suas consultas, realizando as mamografias, já que o diagnóstico precoce salva vidas. A maioria deixou de procurar os serviços de saúde por medo de contaminação pelo coronavírus e pela suspensão da oferta de atendimento pela rede devido a ocupação das unidades por conta da covid-19. Os tratamentos foram postergados, o que leva a um risco bem maior de agravamento da doença”, afirma a deputada Enfermeira Rejane