Niterói, uma cidade “instagramável”.

No dia 27 de setembro, além de São Cosme e Damião, também é celebrado, o Dia do Turismo.

Para muitos, o turismo remete somente ao lazer e ao descanso. Mas, esse é um dos principais segmentos econômicos do mundo. Movimenta bilhões, gera milhões de empregos e receitas para os países, estados e municípios.

No Brasil, ainda engatinhamos no turismo, principalmente, no receptivo. Recebemos, em 2019, pouco mais de 6 milhões de turistas internacionais, número bem distante dos países mais visitados do mundo, no mesmo período, como a França (86 milhões de turistas estrangeiros), Espanha (81 milhões), EUA (76 milhões), China (60 milhões), Itália (58 milhões) e México (38 milhões).

O Rio de Janeiro é o destino mais procurado por turistas nacionais e internacionais, por suas belezas naturais e arquitetônicas, como as praias, Pão de Açúcar e Cristo Redentor.

Nossa cidade, ex capital do Estado, avançou muito com equipamentos turísticos e leis, como a Lei dos Hotéis, facilidade de mobilidade urbana com o túnel Charitas- Cafubá e atrativos, como as obras de Niemeyer.

Por aqui, temos praias lindíssimas, próprias para banho e de fácil acesso, que não ficam atrás de nenhum balneário no Brasil.

Temos um corredor cultural fantástico, com patrimônios naturais, históricos e arquitetônicos, como nosso Museu de Arte Contemporânea, o Caminho Niemeyer e o Theatro Municipal, que é uma verdadeira obra de arte.

Além de museus importantes e centros culturais, com programações diárias e de qualidade, contamos com prédios históricos que trazem a memória do Rio de Janeiro e do Brasil.

Temos parques nos corações dos bairros, como o Campo de São Bento, em Icarai, os Hortos do Fonseca e do Barreto, o Parque da Cidade, em São Francisco e o recém inaugurado, Parque Rural, na Região Oceânica, que são espaços de convivência maravilhosos e com estrutura para o turismo.

Temos uma orla de águas abrigadas, as praias da Baía de Guanabara, que nos levam num passeio lindo, da Ponta d’Areia até Jurujuba.

Temos maravilhas da gastronomia, que é um dos pontos fortes da nossa cidade. Somos referência na área gastronômica, com excelentes opções, distribuídas por todos os bairros.

E, ainda, a maior concentração de fortes e Fortaleza do país. Um conjunto arquitetônico impressionante e muito bem conservado.

Uma boa aposta poderia ser a implementação do transporte hidroviário entre as praias da Baía de Guanabara; estruturação de marinas públicas; criação de espaços estruturados de alimentação nos parques; quem sabe um teleférico no parque da cidade ou forte do pico; e uma estreita integração entre os equipamentos culturais da cidade.

Niterói tem muito potencial. E, é uma Cidade totalmente “instagramável”…

Rafael Caldeira, jornalista.