Comemorando a Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, as crianças e jovens do bairro Fonseca, na Zona Norte, participam de uma oficina de shuffleboard no CIEP Nova Geração, no Fonseca, hoje, dia 23/9, das 10h às 11h e das 14h às 15h. Na sexta-feira (dia 24/9), haverá oficina de shuffleboard na quadra de esportes do Horto do Fonseca, às 10h. No sábado, também às 10h, a exibição do esporte será no Caminho Niemeyer, no Centro.
A Secretaria de Acessibilidade também promoverá oficinas de Badminton, com a participação da atleta olímpica Fabiana da Silva, na sexta-feira, dia 24/9, às 10h, na quadra de esportes do Horto do Fonseca, e no sábado, às 10h, no Caminho Niemeyer.
O shuffleboard é um esporte individual de precisão e estratégia, bastante democrático e inclusivo, pois permite que crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência pratiquem lado-a-lado. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Acessibilidade.
Os jogadores usam tacos para fazerem discos deslizarem na quadra. O objetivo é que o disco atinja a área de pontuação, que fica do lado oposto com divisões numéricas. Vence quem somar mais pontos no final de cada rodada. Para ganhar vale até empurrar os discos do adversário para fora das marcações em algumas jogadas.
A modalidade é pouco conhecida no Brasil, mas o jogo é antigo. Ele foi criado no reinado de Henrique VI, na Inglaterra, quando moedas eram usadas em mesas aristocráticas com o objetivo de chegar mais perto da borda oposta, sem cair da mesa.