Ex-capital Fluminense, Niterói segue na ponta em importantes índices de desenvolvimento e qualidade, como o da Firjan, que aponta nosso município como o melhor do estado em gestão fiscal. O primeiro em adotar medidas sanitárias e econômicas para mitigar os efeitos da pandemia do COVID 19, financiar integralmente um programa de segurança pública, o Niterói Presente, atingir e ultrapassar as metas de vacinação, imunizando adolescentes e fornecendo a dose de reforço para idosos e, agora, o primeiro a estabelecer um pacto de retomada seguro para a população. Que, hoje, aplaude.
Mas, lembro bem, no início do ano, quando o prefeito Axel Grael sofreu duras e infundadas críticas, justamente, por cuidar do cidadão.
À época, ressaltei que medidas impopulares não gerariam qualquer bônus para um gestor público. O governo suportou, superou e seguiu em frente, trabalhando em favor do niteroiense e da cidade.
Agora, 7 meses depois, as atividades vão sendo retomadas, de forma planejada e segura, enquanto os programas sociais e econômicos, como Renda Básica, Busca Ativa, Editais e a distribuição de cestas básicas seguem dando suporte a diversos setores da sociedade.
Niterói segue em frente, sendo pioneira em diversas e importantes ações, apontada por respeitados institutos, como uma das melhores cidades do país, assim como pela mídia nacional e internacional, como referência global no combate ao Coronavírus, ganhando inclusive prêmio da ONU.
Um trabalho de gestão de quase uma década, que coloca nossa cidade no topo dos melhores rankings.
Niterói, sem dúvida, segue em frente, cuidando dos seus cidadãos, que agora, já podem experimentar um ônibus elétrico, sem emissão de gases poluentes. O primeiro do Estado.
Estão vendo?! Seguimos na frente, em frente, à frente…
Rafael Caldeira é jornalista.
Fotos: Luciana Carneiro