O 39º Congresso Nacional dos Jornalistas continua nos dias 23 e 26 de setembro, tendo como tema principal as mudanças tecnológicas e as formas de financiamento do jornalismo. Pela primeira vez, o encontro promovido pela Federação Nacional dos Jornalista (FENAJ) e organizado pelo Sindicato do Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), é realizado de forma virtual.

A Fenaj apresenta um anteprojeto de lei que estabelece a taxação das grandes plataformas digitais. O objetivo é fortalecer o jornalismo, por meio da implementação de formas de financiamento público, para a sua produção. A proposta prevê a taxação de empresas como Google, Apple, Facebook, Amazon e Microsoft, com a criação de uma Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE). Um imposto  especial que permite sua destinação a determinado fim, no caso, à constituição do Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo.

“É uma proposta alinhada à apresentada pela Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) em âmbito mundial, explica a presidenta da entidade, Maria José Braga. O objetivo é a implementação no país da “Plataforma Mundial por um Jornalismo de Qualidade”.

Do Estado do Rio de Janeiro, participam com o delegados eleitos, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, Mário Sousa, a vice-presidente, Dulce Tupy, o vice-presidente Sergio Caldieri e os diretores Fernanda Viseu e Adelfran Lacerda.

Programação:

Sexta-feira, 24 de setembro

19h às 21h – Roda de conversa “Jornalismo em tempos de ódio” Patrícia Campos Mello é repórter especial e colunista da Folha de São Paulo. Há 25 anos, cobre relações internacionais, direitos humanos e economia global. Autora do livro “Máquina do Ódio”, pela Companhia das Letras, sobre o uso das redes sociais para manipular eleitores no Brasil, Índia e EUA.

Luís Nassif é jornalista, cronista e músico. Foi colunista e membro do conselho editorial da Folha de São Paulo. Comanda o Jornal GGN. Mediação: Márcio Garoni (FENAJ)

Sábado, 25 de setembro

9h às 10h30 – Painel Desertos de Notícias e Fundo de Apoio e Fomento ao
Jornalismo
Sérgio Lüdtke é jornalista formado pela PUC-RS com Master em gestão de empresas jornalísticas pelo IICS e MBA em Marketing Digital pela FGV. Coordena a equipe de pesquisadores do Atlas da Notícia.

Celso Schroeder é diretor do Departamento de Relações Internacionais da FENAJ. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi presidente da FENAJ e vice-presidente da FIJ.
Mediação: Samira de Castro (FENAJ)

10h30 às 12h – Painel Remuneração de conteúdo jornalístico nas plataformas Mariana Valente é doutora, mestre e advogada pela Faculdade de Direito da USP. Diretora do InternetLab, é professora na graduação e na pós-graduação lato sensu no Insper. Atua principalmente em temas de políticas de internet, direito autoral, mercados culturais e acesso à cultura e ao conhecimento.

Ângelo Coronel é senador pelo Estado da Bahia e autor do PL 4.255/2020, que prevê o pagamento de direitos autorais aos veículos de imprensa pela publicação de notícias em redes sociais e plataformas.

Mediação: Beth Costa (FENAJ)

12h às 13h30 – Intervalo para almoço

14h às 17h – Plenária Deliberativa

Domingo, 26 de setembro

9h às 12h – Plenária deliberativa

12h – Aprovação de Moções e da carta do 39º Congresso

13h – Encerramento