O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou nesta terça-feira (dia 21/9) da segunda edição do “Cidades do Amanhã”, evento promovido pela Câmara de Comércio França-Brasil. Durante o encontro online, representantes dos setores público e privado debateram, com participação de bancos de desenvolvimento, soluções e projetos nos setores de mobilidade urbana, iluminação pública e saneamento. Axel Grael, que também é vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS) citou iniciativas da prefeitura de Niterói, como a plataforma Sigeo e o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), com suas mais de 500 câmeras de monitoramentos e os portais de segurança.
O primeiro painel do evento, “Transição digital e desenvolvimento urbano”, discutiu o uso de dados e novas tecnologias na gestão de cidades no Brasil. Durante a discussão, o prefeito de Niterói lembrou que no início do mês a cidade recebeu o prêmio pelo 9º lugar geral e 1º lugar em Transparência no Connected Smart Cities, que reconhece as cidades mais inteligentes do País.
“Cidade inteligente é aquela que usa a tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Soluções digitais precisam ser traduzidas em inclusão social, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e urbanístico. Estamos empenhados na elaboração de um Plano Diretor de Cidades Inteligentes”, disse.
Axel também falou sobre a importância da inovação neste momento de retomada econômica pós pandemia. “Niterói, como muitas outras, está se preparando para o momento pós-Covid, com desafios enormes. As empresas de tecnologia, cada vez mais, são de extrema importância para a geração de emprego e renda. A Prefeitura também está investindo em parcerias com a Universidade Federal Fluminense, um patrimônio de nossa cidade que certamente cumprirá importante papel na descoberta de soluções inovadoras para Niterói”, ressaltou Grael, que também falou sobre as aplicações do Sigeo e do Programa Novos Negócios, que disponibiliza informações para incentivar e facilitar investimentos na cidade.