No último final de semana, “Duna” estreou em 24 países com ótimos resultados de bilheteria. Superando expectativas, o filme de ficção científica arrecadou US$ 35,8 milhões, de acordo com a revista Variety.
A nova adaptação da série de livros sci-fi do autor estadunidense Frank Herbet,”Dune”, ficou em primeiro lugar na maioria dos mercados internacionais e teve o maior comparecimento na Rússia, com US $ 7,6 milhões em 2.100 telas, seguido pela França (US $ 7,5 milhões em 892 telas), Alemanha (US $ 4,9 milhões em 900 telas) e Itália (US $ 2,6 milhões em 740 telas). Além disso, por conta dos efeitos especiais, um dos grandes chamarizes do filme, uma parte considerável do público optou por assistir a adaptação em telas “premium”. De acordo com a Variety, o Imax foi responsável por US $ 3,6 milhões das vendas de ingressos deste fim de semana, representando cerca de 10% da receita total de bilheteria do filme.
Dirigido por Denis Villenueve, “Duna”, assim como “Ressurections”, novo filme da franquia “Matrix”, é um dos lançamentos do universo sci-fi mais aguardados de 2021. Apesar disso, o sucesso de bilheteria da produção não era uma certeza. Muitos países ainda mantém restrições de capacidade como forma de conter a contaminação do coronavírus. Alguns exemplos são França, Itália e Alemanha, que exigiram o passaporte de vacina para o público que foi nas sessões de cinema. Austrália, Coréia e Japão e a maior parte do Sudeste Asiático também instauraram medidas mais rígidas, fazendo com que muitos multiplexes se vissem forçados a fechar ou reduzir o horário de funcionamento.
O filme só chega em cinemas brasileiros em 18 de dezembro, mas a expectativa, depois dos bons resultados da estreia, segue aumentando. Outro motivo para a obra estar no hype são os nomes de peso do elenco. Timothée Chalamet, ator de filmes como “Call me by your name” e “Beautiful Boy”, interpretará o protagonista, Paul Atreides. Além do artista, Zendaya (Chani) e Osxar Isaac (duque Leto Atreides) também participam da produção.
Sinopse:
Nessa trama repleta de política e religiosidade, o jovem Paul Atreides (Timothèe Chalament), herdeiro de uma poderosa família que foi vítima de um golpe, é treinado nas doutrinas secretas de uma antiga irmandade, que vê nele a esperança de realização de um plano urdido há séculos. Assim começa uma trajetória para transformar um homem comum em herói e messias. O Duque Leto Atreides administra o planeta desértico Arrakis, também conhecido como Duna, lugar de única fonte da substância rara chamada de “melange”, usada para estender a vida humana, chegar a velocidade da luz e garantir poderes sobrehumanos. Para isso ele manda seu filho, Paul Atreides, um jovem brilhante e talentoso que nasceu para ter um grande destino além de sua imaginação, e seus servos e concubina Lady Jessica (Rebecca Fergunson). Eles vão para Duna, afim de garantir o futuro de sua família e seu povo. Porém, uma traição amarga pela posse da melange faz com que Paul e Jessica fujam para os Fremen, nativos do planeta que vivem nos cantos mais longes do deserto.