A previsão é de que todas as escolas da Rede devem oferecer ensino híbrido até o final de setembro
Niterói já começou o processo de retomada do ensino presencial nas escolas da rede municipal. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação, o objetivo é que todas as 94 unidades estejam funcionando de forma presencial até setembro, seguindo protocolos rígidos de segurança previstos no Plano de Retomada das Aulas.
O secretário municipal de Educação, Vinicius Wu, reforça que o Plano de Retomada das Aulas prevê, além do reforço escolar, atividades de acolhimento e saúde mental.
“Estudos já mostram que a pandemia causou muitos atrasos na aprendizagem de crianças e adolescentes. Por isso, desenvolvemos um plano de retomada que prevê reforço escolar, atividades de acolhimento e saúde mental, além de processos de inclusão digital para elevar a qualidade do ensino de Niterói. A retomada das aulas presenciais é fundamental para que os alunos retomem o vínculo com a escola e não sejam prejudicados em seus estudos”, disse o secretário.
Os alunos, nesse primeiro momento, foram recebidos com atividades de acolhimento organizadas pelas escolas e pela Coordenação de Educação e Cultura da SME em parceria com Secretaria Municipal de Cultura. Músicos e professores do Projeto Aprendiz levaram diversão para diferentes unidades e vão continuar as atividades durante a semana. Alunos da Escola Municipal Altivo Cesar, no Barreto, assistiram à uma apresentação especial da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, com o espetáculo “Histórias não contadas”.
O presidente da Fundação Municipal de Educação, Fernando Cruz, ressaltou que a retomada das aulas presenciais está sendo acompanhada de perto por equipes da SME/FME, com visitas periódicas em todas as unidades. Os profissionais auxiliam no cumprimento dos protocolos de segurança, tiram dúvidas sobre a reabertura e acompanham a preparação das unidades.
“Estamos visitando todas as escolas antes, durante e depois da reabertura. Estar em contato com a comunidade escolar é fundamental para que o retorno aconteça de forma responsável, ouvindo as demandas e auxiliando as escolas. Desde o início do ano intensificamos as obras de manutenção e reforma e iniciamos diferentes processos que visam a inclusão digital de alunos e professores”, ressaltou Cruz.
No início deste segundo semestre, os alunos também receberam kits de higiene bucal com pastas de dente, escovas e fio dental. O Programa Saúde na Escola tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância de uma escovação bem feita e de forma regular para a saúde bucal. A iniciativa é uma parceria entre a Subsecretaria de Projetos Transversais, Cooperação e Articulação Institucional (SSPCA), por meio da Coordenação de Educação em Sustentabilidade, Esporte e Saúde, e a Fundação Municipal de Saúde.
“Ao entregar os kits, estamos trabalhando a compreensão dos alunos sobre a importância de uma boa higienização bucal para prevenir doenças e criar melhores hábitos de higiene, além de proporcionar autonomia das crianças na escovação. Ações como essa, que levam aos estudantes possibilidades de ampliar os conhecimentos e tirar dúvidas, são grandes ferramentas para mudanças atitudinais. É preciso pensar no futuro dos nossos alunos de forma integral”, afirma o subsecretário da SSPCA, Thiago Risso.
O segundo semestre deste ano letivo teve início na última segunda-feira (2), quando teve fim o recesso escolar. O retorno às atividades presenciais tem como foco as turmas de 3°, 5° e 9° anos do Ensino Fundamental e as de Grupo de Referência de Educação Infantil (Grei) 4 e 5 da Educação Infantil. As turmas serão ampliadas conforme planejamento das unidades em parceria com as equipes da SME/FME.
O ensino híbrido não é obrigatório no município, o formato remoto continua sendo oferecido de maneira assíncrona. Já as aulas presenciais têm a duração reduzida, com três horas diárias e limitação máxima de 50% de ocupação nas salas. No Ensino Fundamental 1, há revezamento semanal, já na Educação Infantil as crianças podem ir para a escola todos os dias e os alunos são divididos em grupos nos turnos da manhã ou da tarde.
Fotos: Divulgação FME/SME